quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ácido acetilsalicílico (Aspirina®)



   O ácido acetilsalicílico é um fármaco do grupo dos utilizados como anti-inflamatório, e analgésico. Em estado puro, consiste em um pó cristalino branco ou cristais incolores, é pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e solúvel no éter. Um dos medicamentos mais famosos à base de ácido acetilsalicílico é a Aspirina®, propriedade dos laboratórios farmacêuticos da Bayer. Um comprimido de Aspirina® tem 1,2 cm de diâmetro, 6 mm de espessura e pesa 650 mg.

Apresentação




Blog criado pela 3° turma do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba, como parte da avaliação da disciplina de Química Orgânica ministrada pelo professor Cláudio Márcio de Castro. O objetivo do blog é tratar assuntos pertinentes ao universo da Química através de vídeos e textos informativos, alguns, elaborados pelos próprios alunos. 

De início, o trabalho estava dividido em 2 partes: publicação de informações gerais acerca de algumas biomoléculas escolhidas por nós mesmos, onde teríamos que desenhá-las em 3 dimensões usando programa ChemSketch da ACD/LABS, e descrever algumas propriedades químicas e biológicas. A segunda parte seria a seleção e execução de experimentos onde os mesmos deveriam ser filmados, editados e postados no blog. 
Durante a realização das atividades, ampliamos o papel do blog afim de torná-lo como o meio oficial entre os alunos de divulgação de quaisquer informações a respeito do curso de Licenciatura em Química do IFTM - Campus Uberaba.