domingo, 30 de outubro de 2011

Dica de site

The Periodic Table of Videos - University of Nottingham

O site, cordenado pelo Professor Martyn Poliakoff da University of Nottingham, traz vídeos sobre cada elemento da tabela periódica, montados em layout assim como na própria tabela, onde você clica no simbolo do elemento e assiste ao seu vídeo. O Site também conta com com uma série de vídeos conhecidos como The Molecular Videos, que não ficam só no elemento químico em si. O Professor Martyn Poliakoff ficou famoso durante a copa de 2010, na África, após refutar a idéia de que o troféu seria de ouro maciço.


Clique aqui para visitar!


Wallpapers

Alguns wallpapers para download. Clique para ampliá-las



Monstro de Açúcar (Desidratação da Sacarose)

         

    




ChemSketch


Todas as imagens em 3D neste blog, foram desenhadas usando o programa ChemSketch, produzido pela ACD / Labs, empresa que desenvolve soluções de software para empresa de produtos químicos, o software, apesar de ser freeware, é uma ferramenta completa de desenho, não só molecular, mas de inúmeras ilustrações para uma aula de química. Possui uma seção de "modelos", onde há dezenas de estruturas "prontas", vidraria de laboratório, modelos representacionais, e muito mais. 



Vulcão de Coca-Cola

                     

  A grande pergunta desse vídeo é: Por que a coca cola explode quando se joga Mentos?


                                      

   A resposta é simples, por causa do Ácido Carbônico (H2CO3).
   Pera aí? Ácido? Então coca-cola faz mal?
 



Cadaverina

   A cadaverina (ou 1,5-diaminopentano; ou pentametilenediamina ou pentano-1,5-diamina) é uma amina (fórmula química C5H14N2) é uma molécula produzida pela Hidrólise protéica durante a putrefação de tecidos orgânicos de corpos em decomposição. A cadaverina é um dos principais elementos responsáveis pelo odor nauseabundo dos cadáveres.
   Esta diamina não está, todavia, relacionada apenas com a putrefação, sendo também produzida em pequenas quantidades pelos seres vivos animais e vegetais. É parcialmente responsável também pelo odor característico do sêmen e das infecções vaginais.






Espelho de Prata

                                  


Pilha de Moedas

              

                                

Cafeína

 

   A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 — classificado como alcalóide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina. É encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante.








Nicotina




   A nicotina é um composto orgânico, e é o principal alcalóide do tabaco. (Alcalóides são compostos orgânicos nitrogenados provindos de plantas, que tem efeitos fisiológicos nos seres humanos). A nicotina está presente em toda a planta do tabaco, mas principalmente nas folhas, correspondendo a 5% em peso da planta. Tanto o tabaco (Nicotiana tabacum) quanto à nicotina foram denominadas por Jean Nicot, um embaixador de Portugal, que enviou sementes de tabaco para Paris, em 1550.
    A nicotina em estado bruto já era conhecida em 1571, e o produto purificado foi obtido em 1828. A fórmula molecular, C10H14N2, foi estabelecida em 1843, e a primeira síntese em laboratório foi publicada em 1904. A nicotina é um dos poucos alcalóides líquidos, à temperatura ambiente. É um líquido incolor e inodoro, oleoso; quando exposto ao ar ou à luz, adquire uma coloração marrom e um odor característico do tabaco.

 


Teobromina




   Teobromina é um alcalóide da família das metil-xantinas, da qual também fazem parte a teofilina e a cafeína. Substância normalmente encontrada no fruto do Theobroma cacao, e por isso esse composto é normalmente encontrado no chocolate. Está presente também na semente do guaraná.





Paracetamol

 

  Paracetamol ou acetaminofeno é um fármaco com propriedades analgésicas, mas sem propriedades antiinflamatórias clinicamente significativas. Atua por inibição da cascata do ácido araquidónico, impedindo a síntese das prostaglandinas, mediadores celulares pró-inflamatórios, responsáveis pelas várias manifestações da inflamação, como o aparecimento da dor. Esta substância tem também efeitos antipiréticos. É utilizado nas seguintes formas de apresentação:cápsulas, comprimidos, gotas, xaropes e injectáveis.






Efedrina

   

   A efedrina é um composto químico cristalino, encontrado em certas plantas da família das efedráceas. A substância é uma amina similar aos derivados sintéticos da anfetamina, muito utilizada em medicamentos para emagrecer, pois ela faz com que o metabolismo acelere, queimando mais gordura (através da termogênese - produção de calor), porém causa uma forte dependência, o que fez a droga ser proibida para este uso. Esses remédios variam de 15 mg a 25 mg de efedrina por comprimido. Atualmente, os remédios mais conhecidos que contém a droga são Marax (25 mg) e Franol (15 mg). Há um tempo era encontrado na composição de termogênicos (queimadores de gordura), porém após decorridas pesquisas ela foi lentamente sendo substituída por outros componentes termogênicos, pois seu uso continuado causava diversas complicações, dentre elas, perda de apetite, insônia, etc.