domingo, 30 de outubro de 2011

Teobromina




   Teobromina é um alcalóide da família das metil-xantinas, da qual também fazem parte a teofilina e a cafeína. Substância normalmente encontrada no fruto do Theobroma cacao, e por isso esse composto é normalmente encontrado no chocolate. Está presente também na semente do guaraná.








   As plantas com maiores quantidades são:



   Theobroma cação



   Theobroma bicolor



   Ilex paraguariensis



   Camellia sinensis



   Cola acuminata



   Theobroma angustifolium



   Paullinia cupana



   Coffea arabica



   Depois de sua descoberta no final do século 19, a teobromina foi posta à use em 1916, onde foi recomendado pelos Princípios de publicação de Tratamento Médico como um tratamento para edema (líquido excessivo em partes do corpo), ataques de angina sifilítica, e angina degenerativa. O Diário americano de Nutrição Clínica diz que a teobromina era uma vez usada como tratamento para outros problemas circulatórios inclusive arteriosclerose, certas doenças vasculares, de angina pectoris, e hipertensão.

  Na medicina moderna, a teobromina é usada como um vasodilator (um alargador de vaso sanguíneo), uma ajuda para eliminar a urina e estimulante do coração. Além disso, o uso futuro de teobromina em campos de prevenção de câncer foi patenteado.

  No fígado humano, a teobromina é metabolizada em metilxantina e subseqüentemente em ácido metilúrico.



   Organismo humano



   Mesmo que a teobromina e a cafeína sejam semelhantes por serem alcalóides relacionados, a teobromina tem menos impacto no sistema nervoso central e estimula o coração em um maior grau. Ainda que a teobromina não seja uma substância viciante, foi apontada como causadora do vício por chocolate. O chocolate é considerado afrodisíaco, pois seus efeitos incluem os efeitos estimulativos da teobromina: prazer induzido pelo hipotálamo, como o efeito da doçura de chocolate e natureza gordurosa, ou como o chocolate afeta os níveis de serotonina. Enquanto a serotonina tiver um efeito aprazível, em concentrações altas pode ser convertida à melatonina que em quantias grandes aumenta o apetite sexual.

    Como é um estimulante do miocárdio, como também um vasodilator, aumenta as batidas do coração, contudo também dilata os vasos sanguíneos, enquanto diminui a pressão sanguínea. Porém, um recente artigo publicado sugere que a diminuição da pressão sanguínea pode ser causada através de flavanols. Além disso, seu efeito de drenagem permite isto ser usado para tratar falência cardíaca que pode ser causada por uma acumulação excessiva de fluido.

    Um estudo publicado em 2005 pela Faculdade Imperial de Londres concluiu que a teobromina tem uma substância que reduz a tosse, efeito superior à codeína, suprimindo atividade do nervo vago. Além do mais, a teobromina é útil em tratamentos de asma sendo que relaxa os músculos, inclusive os achados nos brônquios.

    Há uma possível associação entre teobramina e um risco aumentado de sofrer de câncer de próstata.

    Teobromina pode causar insônia, tremores, inquietude, ansiedade, como também contribui para produção aumentada de urina. Efeitos colaterais adicionais incluem perda de apetite, náusea, e vômito.




2 comentários:

  1. PODERIAS ME PASSAR A REFERENCIA PARA A AFIRMACAO DE RISCO DE CANCER DE PROSTATA LIGADA A TEOBROMINA

    ResponderExcluir
  2. A teobromina dilata os vasos periféricos também? E os vasos bronauiLes e alveolares???

    ResponderExcluir