domingo, 30 de outubro de 2011

ChemSketch


Todas as imagens em 3D neste blog, foram desenhadas usando o programa ChemSketch, produzido pela ACD / Labs, empresa que desenvolve soluções de software para empresa de produtos químicos, o software, apesar de ser freeware, é uma ferramenta completa de desenho, não só molecular, mas de inúmeras ilustrações para uma aula de química. Possui uma seção de "modelos", onde há dezenas de estruturas "prontas", vidraria de laboratório, modelos representacionais, e muito mais. 










Acima, alguns exemplos de estruturas orgânicas com as mais diversas formatações e um sistema de vidrarias montado com os modelos já inclusos no software. Além da representação no plano, que é usual para representarmos a reações orgânicas, existe a possibilidade de se mostrar a molécula na conformação 3D, evidenciando a repulsão entre os átomos e a sua estrutura no espaço. Além de apenas representar a estrutura em 3D, há a possibilidade também de se definir a distância entre as moléculas, bem como o ângulo entre as ligações. Sem falar nos recursos de nomenclatura da IUPAC, propriedades físicas, verificação de tautomeria, numeração de cadeia carbônica além de diversos outros recursos.

Você pode fazer o download grátis deste software pelo próprio site do desenvolvedor clicando aqui.

Referência

Instituto de Química - UNESP. Softwares - Disponível em: http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php/softwares - Acesso em 30 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário