sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A bolinha que quica





   Fenômenos químicos podem ser definidos como aqueles que alteram as propriedades físicas das substâncias, transformando-as em outras. Aqui faremos um experimento que evidencia uma reação química para a síntese de polímeros, formando uma bolinha fantástica. 

   Os polímeros são feitos através da combinação de muitas unidades individuais chamadas de monômeros, formando uma unidade maior. Ao se adicionarem, os monômeros podem produzir polímeros com distintas propriedades físico-químicas e mecânicas, que se diferenciam pela sua composição química e pelo modo como foram preparados. Existem polímeros naturais, como o látex, amido ou celulose e polímeros sintéticos, como o politereftalato de etila (PET), polietileno (PE) ou poliestireno (PS), entre outros. Os polímeros são empregados nos mais diversos campos devido às diferenças em suas propriedades térmicas, óticas, mecânicas, elétricas, etc. 

   A  cola escolar é formada por poliacetato de vinila (PVA) e água. O bórax é um sal (tetraborato de sódio decaidratado, Na2B4O7·10H2O) e o PVA, um polímero. Quando as soluções de bórax e PVA são misturadas, formamse cadeias tridimensionais que podem se movimentar pela interação com moléculas de água, formando um gel. Quanto mais bórax, maior o grau de cruzamento entre as cadeias poliméricas e maior seu enrijecimento. 

   Na verdade, quando a solução de bórax é dissolvida em água, alguns íons de borato se formam e dão origem a pontes, que ligam as cadeias de acetato de polivinila da cola umas às outras. 

   Este experimento traz a oportunidade de discutir a grande importância dos polímeros no cotidiano. Um exemplo importante pode ser dado com os materiais esportivos e seus avanços, muitos dos quais intimamente ligados ao desenvolvimento dos polímeros e dos novos materiais. O experimento serve para ilustrar uma reação química. Também pode servir como exemplo de reação de polímeros. Além do fato de criar uma bolinha que é divertida!


Por Júnia Barreto, Marianne Viana, Mariane Neri, Máslova Rodrigues e Lucas Rodrigo


   Referências:


   A QUÍMICA PERTO DE VOCÊ: Experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. Disponivel em: http://quimica2011.org.br/index.php option=com_content&view=article&id=6:experimentos&catid=1:latest-news

Um comentário:

  1. Olá! Achei bem interessante o vídeo. Parabéns! Gostaria de saber a onde vcs encontraram bórax em Uberaba. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir