domingo, 30 de outubro de 2011

Pilha de Moedas

              

                                


   Como fazer uma pilha

  Uma pilha, em termos simples, é um cátodo (a ponta positiva), um ânodo (a ponta negativa) e um eletrólito (a parte do meio). Há muitas combinações diferentes no mercado. A eletricidade é o movimento dos elétrons, partículas minúsculas com carga negativa. O ânodo costuma ser feito de alguma substância capaz de ceder elétrons com facilidade, como o zinco, que cede dois elétrons a cada átomo. O cátodo costuma ser feito de alguma substância que aceite elétrons com facilidade, como o cobre. O eletrólito lá dentro pode ser um líquido, um gel ou uma pasta. O importante é que contenha íons com carga positiva e negativa que possam fluir quando o ânodo e o cátodo forem ativados. Quando o físico italiano Alessandro Volta fez a primeira pilha, usou cobre no cátodo, zinco no ânodo e um eletrólito de papel mata-borrão com água do mar. O seu nome nos deu a palavra “volt", como na bateria de 12 volts dos carros. Se você pensar na eletricidade como se fosse um cano d'água, o volt mediria a velocidade da água, mas também é preciso um buraco grande por onde fluir, que é medido em “amperes". Pode-se ter voltagem suficiente para deixar o cabelo em pé, mas, sem amperejar ela só vai provocar uma fagulhinha. No entanto, a eletricidade doméstica, no Brasil, tem 110 ou 220 volts e amperagem suficiente para matar uma pessoa.

Pilha de Moedas

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

Vinte moedas de cinco centavos - as de cobre.

Papel de alumínio de cozinha.

Papel filtro ( filtro de café )

Dois pedaços de fio de cobre (tirados de qualquer fio elétrico).

Vinagre.

Sal.

Tigela.

Um LED, diodo emissor de luz (você o encontra em lojas de ferragem e de modelismo).

Fita-crepe.

  A moeda de cobre será o cátodo, o papel de alumínio, o ânodo. Corte o papel alumínio e o papel filtro em círculos, para empilhá-los uns sobre os outros. O papel filtro será encharcado de vinagre, e também servirá para impedir que os metais se toquem; assim, corte os círculos de papel filtro um pouco maiores do que o papel de alumínio e as moedas.

1.  Na tigela, misture o vinagre com um pouco de sal. O vinagre é ácido acético e todos os ácidos podem ser usados como eletrólitos. Na bateria dos carros, usa-se ácido sulfúrico mas não se deve brincar com um produto tão forte. Ele corrói a roupa e queima a pele, ao contrário do vinagre, que você também põe na salada. O sal de cozinha é cloreto de sódio, combinação de um íon positivo com outro negativo (Na+ e Cl-). No eletrólito, vão se separar e aumentar a sua potência.

2. Embeba os círculos de papel filtro no eletrólito cheio de íons.

3. Com fita-crepe, prenda uma ponta de fio na parte de baixo de um disco de papel de alumínio. Este é o terminal negativo. Agora, faça a pilha na seguinte seqüência: papel de filtro, moeda, papel de alumínio, filtro, moeda. Cada combinação é uma pilha minúscula, porém para acender um LED você vai precisar de várias.

Uma bateria de carro costuma ter seis delas, mas com "células" de superfície muito maior. Como regra geral, quanto maior a pilha, mais potência ela tem. (A potência é medida em watts= ampéres x volts). Todos os íons positivos irão para um terminal e todos os íons negativos para o outro. De fato, você está carregando a sua pilha.

4.  Depois de fazer a pilha, prenda o outro fio na moeda de cima com a fita-crepe. Este será o terminal positivo. Agora você pode acender um LED, ou, se tiver pilhas de moedas em quantidade suficiente, até uma lâmpada pequena.

Talvez ainda inventem pilhas de nova geração, mas se você entender a pilha que acabo de ensinar a fazer, irá entender qualquer tipo de pilha ou bateria existente hoje, seja de níquel-cádmio, lítio, seja a bateria recarregável do celular ou aquelas que a gente usa em brinquedos.



Por Júnia Barreto



Referências:


http://revisaovirtual.com/site/Artigos_213_como_fazer_uma_pilha.htm , acesso em 30/10/2011

Um comentário: